jueves, 24 de noviembre de 2011

Podem os vivos interceder?



+ "Orai uns pelos outros, para serdes salvos, porque a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito"(Tgo 5, 16)
Orar quer dizer prestar homenagem, louvar, exaltar, pedir, interceder, suplicar, embora nem toda homenagem deva ser uma oração. Deus permite e quer que façamos assim, porque aspira que nos amemos mutuamente por amor de Deus, e peçamos e intercedamos uns pelos outros as graças de que temos necessidade.

+ Existem diversas passagens da Sagrada Escritura em que Deus só atende por meio da intercessão dos santos, como no caso de Jó (já visto), em que Deus expressamente mandou que o fiel pedisse através de seu servo Jó. Ou mesmo o caso do discípulo de Santo Elias, que só fazia milagres quando pedia através do Deus de Elias.

+ No livro de Jó se lê que Deus disse aos amigos de Jó que o recriminavam injustamente:  "Tomai sete touros... e ide a meu servo Job... o meu servo Job... orará por vós e admitirei propício a sua face" (Job 42, 8). Neste trecho, Deus não apenas permite, mas ordena "ide", e promete escutar a prece que Jó há de fazer em favor dos seus amigos.

+ Deus aceitou a interferência de Abraão que intercedeu por Sodoma (Gen. XVIII, 26-32).

+ Também Lot intercedeu por Segor (Gen XIX, 21).

+ Deus avisa que Abraão será intercessor por Abimelec e que atenderá a intercessão:
"Agora, pois, entrega a mulher a seu marido, porque ele [Abraão] é profeta; e rogará por ti e tu viverás" (Gen XX, 7).

+ Moisés intercedeu pelo povo e que Deus o atendeu:
"Entretanto levantando-se uma murmuração do povo contra o Senhor, como de quem se queixava de fadiga. O Senhor, tendo ouvido isso, irou-se. E o fogo do Senhor, aceso contra eles, devorou uma extremidade do acampamento. O povo tendo chamado Moisés, Moisés orou ao Senhor e o fogo extinguiu-se" (Num. XI, 1-3).

+ E quando Israel combatia, se Moisés intercedia pelo povo, Deus dava a vitória às armas de Israel; "E quando Moisés tinha as mãos levantadas, Israel vencia, mas se as abaixava um pouco, Amalec levava vantagem" (Ex. XVII, 11).
+ E Mais. Moisés intercede pelo povo a Deus recorrendo aos méritos de Abraão, Isaac e Jacó. "Lembra-te de Abraão, de Isaac e de Jacó, teus servos, a quem por ti mesmo juraste" (Ex. 32, 11).
+ No II livro dos Macabeus, Judas Macabeu manda oferecer um sacrifício pelos que tinham morrido numa batalha, por terem cometido pecado não mortal (II Macabeus 12, 41 e ss)
+ No Novo Testamento, Nosso Senhor nos manda "Orar uns pelos outros" (MT 5, 44).

+ S. Tiago nos ordena de "orar uns pelos outros" (Tgo. 5, 16).

+ S. Paulo diz que "ora pelos Colossenses" (Col. 1, 3).

+ No evangelho de S. Mateus (22, 30), Jesus Cristo ensina que os "santos são como os anjos de Deus no céu".

+ Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).

+ Os dois primeiros milagres do Novo Testamento foram feitos por intercessão da Virgem Maria. O primeiro milagre de Cristo, na ordem da graça foi o perdão do pecado original em São João Batista, antes que ele nascesse. Quando a Virgem Maria, logo depois da encarnação de Cristo, foi visitar sua prima Santa Isabel, foi só ouvir a voz de Maria para que fosse feito um milagre em São João Batista no seio de Santa Isabel:
 "Aconteceu que, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Exclamou ela em alta voz e disse: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre. Donde me vem a mim esta dita, que mãe de meu Senhor venha a ter comigo?" (Luc. I, 41-44).

+ E o primeiro milagre de Cristo na ordem natural foi a transformação da água em vinho em Caná da Galiléia, milagre que Ele fez também à pedido da Virgem Maria (Jo. II, 1-10).
+ Ora, é natural que Deus atenda àqueles que estão mais perto dele do que àqueles que estão mais distantes. Quanto maior a virtude de uma pessoa, tanto mais perto de Deus ela está e tanto mais pode interceder por nós.
Portanto, fica comprovado que é útil a intercessão dos santos junto à Nosso Senhor Jesus Cristo, único mediador entre os homens e Deus-Pai. 
.

No hay comentarios: