miércoles, 12 de octubre de 2011

Maria era uma crente.


Em 08 de setembro a Igreja Católica e a Ortodoxa comemora a natividade de Maria, ou seja, o dia em que Maria nasceu, embora esta data não se encontre nos evangelhos, que , volto a dizer, são cristocêntricos, não se destinam a falar de Maria.
Mas é uma festa que remonta ao século 5 , na época de São Leão Magno, o mesmo papa que deteve Átila , rei dos Hunos, diante das portas de Roma, salvando toda a civilização Ocidental da destruição do rei dos bárbaros.
No Oriente, entre os cristão ortodoxos, a festa é comemorada desde o século 13.
A Igreja comemora , além do natal de Jesus, apenas o nascimento de João Batista e da Virgem Maria, porque ambos vieram a esta terra repletos da Graça de Deus, João veio confirmado pela Graça do anúncio de seu nascimento pelo Anjo do Senhor , Maria recebeu do Anjo do Senhor a notícia que ela encontrou a Graça diante do Senhor.
E Isabel , sua parenta, pela inspiração do Espírito Santo, proclamou , tanto que Maria é a mãe de meu Senhor , (Lucas 1,43)e o Senhor de Isabel é Deus, como proclamou também>" Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! (lucas 1, 45)
A Fé que maria depositou no seu Senhor e Salvador , faz dela a primeira crente, a primeira que acreditou, e na linguagem bíblica os primeiros são os que servem de paradigmas para os demais.
Assim é Abraão que por primeiro acreditou nas promessas do Senhor e se fez a caminho para a terra que o Senhor lhe indicasse, e assim se tornou o pai da Fé , o pai de uma multidão de filhos , tantos como as estrelas do céu.
Assim aconteceu com Maria, ela acreditou para além de toda impossibilidade, para além de toda racionalidade, para além de todo medo, de toda lei, de todo risco.
Ela não hesita em dizer ao Anjo Gabriel, sim, faça-se em mim segundo a Sua Palavra.
E assumiu todos os riscos por esta crença na misericórdia de Deus.
A Virgem Maria não é deusa, não é salvadora, não morreu na cruz por nós, mas ela é o grande paradigma da verdadeira mulher que creu e deixou sua vida pela vida do Filho , ao ponto de receber dEle o grande elogio que muitos tomam como desprezo a ela, quando Jesus responde à mulher da multidão que antes de ser bem aventurada porque O gerou e O amamentou, ela é Bem Aventurada porque ouviu a Palavra de Deus, e mais do que nenhuma outra pessoa, a colocou em prática, e Ele, é a prova desta escuta e deste sim que tudo permitiu.
Deus poderia simplesmente surgir no mundo, aparecer , surgir do nada e dizer, pronto sou eu o Filho de Deus.
Mas não, Ele escolheu vir a nós como todos nós viemos, através de uma mulher, na plenitude dos tempos, como nos diz Paulo em Gálatas 4.4.
Esta pequena e humilde mulher, obediente à Palavra de Deus , nasceu, como qualquer um de nós, assim como seu Filho Nosso Senhor, e o que Deus operou nela foram maravilhas, que nós nem sabemos quais sejam, isto será sempre entre Deus e Maria
A nós cabe acolhê-la em nossa casa, como discípulos prediletos do Senhor, conforme João a acolheu quando o Senhor o mandou .

Você tem como modelo de cristã a Bem Aventurada Virgem Maria, ou segue exemplos menos recomendáveis?

No hay comentarios: