miércoles, 12 de octubre de 2011

Terço e Rosário

Terço 
A oração do terço faz parte do rico patrimônio espiritual da Igreja católica. Nele rezamos o Credo que contém toda nossa profissão de fé. Rezamos o Pai Nosso que é a mais bela oração que nos foi ensinada pelo próprio Jesus. Rezamos a Ave Maria que não é invenção nossa, mas usamos a própria saudação bíblica que o céu utilizou para anunciar o maior acontecimento da história: a encarnação do Filho de Deus, Jesus. Rezamos o Glória ao Pai, que é o maior louvor à Santíssima Trindade, sendo tudo enriquecido com a meditação e a contemplação dos Mistérios da nossa salvação e redenção: Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos, e da Luz. Quem ousaria questionar a riqueza deste conteúdo teológico, cristológico, eclesial, marial e pastoral da oração do Terço?

Rosário 

A palavra rosário vem de rosas. Rosário é uma corbelha, uma coroa, um buquê de rosas. Na espiritualidade mariana, as rosas que formam o rosário são as Ave-Marias. O rosário era até bem pouco tempo formado por 150 rosas, ou seja, 150 Ave-Marias. Na tradição mariana o rosário era dividido em três partes de 50 Ave-Marias, daí o nome terço. O Papa João Paulo II acrescentou uma quarta parte ao rosário, os chamados Mistéiros da Luz. Agora o rosário é um buquê de 200 rosas, isto é, 200 Ave-Marias. Mas, nós continuaremos a rezar o terço, e não o quarto.

A oração do santo rosário, quer uma quarta parte, quer apenas uma dezena, é uma forma privilegiada de oração dos católicos que muito agrada a Virgem Em suas aparições, Maria sempre insistiu na reza do terço, e são inúmeras as promessas que ela fez aos que rezam a oração do rosário.

No hay comentarios: