jueves, 13 de octubre de 2011

Os outros filhos de Maria

Maria não teve outros filhos.

Agora vamos fazer um pequeno exercício de hermenêutica :
Quando Maria afirma “eu não conheço varão”, ela não está dizendo que “até o momento eu não conheço varão”, e sim que, por escolha pessoal, não conhece varão, o que dá uma extensão ampla à sua afirmação.


Segundo a tradição, Maria tinha voto de castidade perpétua e assim deveria mantê-la mesmo vivendo com José, como fica clara na afirmação dela (“eu não conheço varão”), quando já estava desposada com José.
Se não houvesse propósito futuro e sério de manter o voto de virgindade perpétua, sua afirmação não teria nenhum sentido, pois o Anjo poderia então lhe responder: “se ainda não conhece varão, conhecê-lo-á; não é José teu esposo?”

“não a conhecia até que ela desse à luz”

E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS. (Mt 1,24-25)

Em algumas traduções aparece em Mateus: “José não conheceu Maria (= não teve relações) até que ela desse à luz (Mt 1,25)
Seria errado insinuar que depois daquele “até”, “enquanto”, José devia conhecer Maria.
O termo que foi traduzido por até ou enquanto, na linguagem bíblica, refere-se apenas ao passado.

Exemplo: “Micol, filha de Saul, não teve filhos até ou dia de sua morte” (II Sam 6,23). Ou, então, falando Deus a Jacó do alto da escada que vira em sonhos, lhe disse: “Não te abandonarei, até não se cumprir tudo o que disse” (Gen 28,15)
Deus está querendo dizer que o abandonará depois?

Em outra passagem, Jesus disse aos seus apóstolos: "Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28,20).
Quer dizer, do final dos tempos para trás, e quando isto acontecer com certeza não os abandonará.

Imaculada

O Dogma da “Imaculada Conceição de Maria”, reconhecido pela Igreja desde os primeiros séculos, foi proclamado solenemente pelo Papa Pio IX, em 08/12/1854, através da Bula “Eu sou a Imaculada Conceição”.
“Ineffabilis Deus”: “Nós declaramos, decretamos e definimos que... em virtude dos méritos de Jesus Cristo... a bem aventurada Virgem Maria foi preservada de toda mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição...”.

Quando apareceu em Paris à Santa Catarina Labouré em 1830, Maria, confirmando o dogma, ensinou a ela a conhecida oração que foi cunhada na “Medalha Milagrosa”: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

Em 1858, Maria revelou seu nome a Santa Bernadete, na cidade de Lourdes: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

No hay comentarios: