miércoles, 12 de octubre de 2011

Maria pode interceder por nós?


Vejo muitos falarem deste assunto, a intercessão de Maria, sem ter feito primeiro esta pergunta:
O que significa "Cristo é o único caminho"?


Jesus Cristo nos disse, sim, que só podemos chegar ao pai por meio dele.
Significa que Cristo é o nosso único intermediário absolutamente necessário diante de Deus.

Isso quer dizer que só fomos remidos do pecado original pelos méritos infinitos de Jesus Cristo, e por nenhum outro nome somos salvos.

Quando Adão pecou, o homem ficou com uma dívida infinita para com Deus.
Somente com mérito infinito se pode pagar uma divida infinita. Somente Deus tem mérito infinito. Logo, o homem, sendo finito, jamais poderia pagar a dívida infinita que adquirira junto a Deus.

O único meio de pagar a dívida infinita do homem seria se Deus se tornasse homem.
E foi o que aconteceu com a encarnação do Verbo, o Filho de Deus, em Jesus Cristo.

Então podemos afirmar que Cristo é nosso único Redentor, nosso único intermediário de necessidade absoluta.

Porém...

Também é certo que Cristo quis vir ao mundo por meio do povo judeu e por meio de Maria Virgem. É também certo que Cristo quis que sua doutrina nos fosse ensinada pelos seus Apóstolos.

Ele poderia ter vindo ao mundo sem ser por intermédio de Maria, como poderia nos ensinar diretamente. Não quis assim. Quis vir a nós por meio de Maria Virgem, e quis que fôssemos instruídos por Pedro, pelos Apóstolos, e por seus sucessores legítimos.
Logo, Maria Virgem, os Apóstolos e seus sucessores nos são intermediários não por necessidade absoluta, mas porque Deus quis assim.

Ele quis e quer usar intermediários secundários.
São intermediários por vontade de Deus. São intermediários por necessidade hipotética. Necessidade hipotética quer dizer que eles são necessários só porque Deus quis utilizá-los como intermediários.

Daí a intercessão de Maria Santíssima e dos santos.
E isto é inteiramente de acordo com a Sagrada Escritura que em muitos lugares nos fala de intermediários de necessidade relativa, isto é, intermediários colocados por Deus, por que Deus quis usá-los como intermediários.

Onde está isto na sua bíblia?
Aqui:

No livro de Jó se lê que Deus disse aos amigos de Jó que o recriminavam injustamente: "Tomai, pois, sete touros e sete carneiros, ide ao meu servo Jó e oferecei um holocausto por vós, e o meu servo Jó orará por vós; admitirei propício a sua intercessão para que não se vos impute essa estultícia" (Jó, XLII, 8).Portanto, Deus colocou Jó como intermediário entre Ele e os amigos de Jó.

Outro exemplo é de Abraão que intercedeu por Sodoma, e Deus aceitou a sua intercessão (Gen. XVIII, 26-32).
Também Lot intercedeu por Segor (Gen XIX, 21).

E o próprio Deus disse a Abimelec: "Agora, pois, entrega a mulher a seu marido, porque ele [Abraão] é profeta; e rogará por ti e tu viverás" (Gen XX, 7). Portanto, Deus anuncia que Abraão será intercessor por Abimelec e que Deus, por isso, o atenderá.

E no livro dos Números se lê que Moisés intercedeu pelo povo e que Deus o atende:"Entretanto levantando-se uma murmuração do povo contra o Senhor, como de quem se queixava de fadiga. O Senhor, tendo ouvido isso, irou-se. E o fogo do Senhor, aceso contra eles, devorou uma extremidade do acampamento. O povo tendo chamado Moisés, Moisés orou ao Senhor e o fogo extinguiu-se" (Num. XI, 1-3).

E quando Israel combatia, se Moisés intercedia pelo povo, Deus dava a vitória às armas de Israel; "E quando Moisés tinha as mãos levantadas, Israel vencia, mas se as abaixava um pouco, Amalec levava vantagem" (Ex. XVII, 11).

E Mais. Moisés intercede pelo povo a Deus recorrendo aos méritos de Abraão, Isaac e Jacó."Lembra-te de Abraão, de Isaac e de Jacó, teus servos, a quem por ti mesmo juraste" (Ex. XXXII, 11).

No hay comentarios: