jueves, 24 de noviembre de 2011

Jesus é o único intermediário?

Então podemos afirmar que Cristo é nosso único Redentor, nosso único intermediário de necessidade absoluta.

Também é certo que Cristo quis vir ao mundo por meio do povo judeu e por meio de Maria Virgem. É também certo que Cristo quis que sua doutrina nos fosse ensinada pelos seus Apóstolos.

Ele poderia ter vindo ao mundo sem ser por intermédio de Maria.  Poderia nos ensinar diretamente. Não quis assim. Quis vir a nós por meio de Maria Virgem, e quis que fôssemos instruídos por Pedro, pelos Apóstolos, e por seus sucessores legítimos.

Logo, Maria Virgem, os Apóstolos e seus sucessores nos são intermediários não por necessidade absoluta, mas porque Deus quis assim.

Ele quis e quer usar intermediários secundários.  São intermediários por vontade de Deus. São intermediários por necessidade hipotética. Necessidade hipotética quer dizer que eles são necessários só porque Deus quis utilizá-los como intermediários.

Dai a intercessão de Maria Santíssima e dos santos. E isto é inteiramente de acordo com a Sagrada Escritura que em muitos lugares nos fala de intermediários de necessidade relativa, isto é, intermediários colocados por Deus, por que Deus quis usá-los como intermediários.

No hay comentarios: