jueves, 24 de noviembre de 2011

 Jesus é o único caminho?

Ser o único caminho basicamente significa ser o único redentor! 
Jesus o é!
S. Paulo, na mesma carta em que declara Jesus como único mediador entre Deus e os homens, indica também mediadores “secundários”:

+ "Recomenda que façam preces, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens..." (I Tm 2, 1-5) Fazer orações por outros, é de fato, ser intercessor e mediador entre Deus e os outros. Jesus Cristo nos disse, sim, que só podemos chegar ao pai por meio d’Ele. Significa que Cristo é o nosso único intermediário absolutamente necessário diante de Deus.

Isso quer dizer que só fomos remidos do pecado original pelos méritos infinitos de Jesus Cristo, e por nenhum outro nome somos salvos.
Quando a Sagrada Escritura diz que Nosso Senhor é o único caminho entre os homens e Deus, não quer dizer que entre os homens e Nosso Senhor não possa haver intercessores.
Jesus Cristo nos disse, sim, que só podemos chegar ao pai por meio dEle.  E o que significa isso?

Significa que Cristo é o nosso único intermediário absolutamente necessário diante de Deus.
Único intermediário absolutamente necessário quer dizer que só fomos remidos do pecado original pelos méritos infinitos de Jesus Cristo, e por nenhum outro nome somos salvos.

Quando Adão pecou, a humanidade ficou com uma dívida infinita para com Deus.
Somente com mérito infinito se pode pagar uma divida infinita. Somente Deus tem mérito infinito. Logo, o homem, sendo finito, jamais poderia resgatar a dívida infinita que adquirira junto a Deus.

O único meio de pagar a dívida infinita do homem seria se Deus se tornasse homem. E foi o que aconteceu com a encarnação do Verbo, o Filho de Deus, em Jesus Cristo.

Jesus Cristo é Deus e homem, ao mesmo tempo, na sua única Pessoa, a do Filho de Deus, segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
Sendo Deus, ele tinha mérito infinito.
Sendo homem, Ele assumindo a culpa dos pecados dos homens, poderia pagá-los. E Cristo pagou os nossos pecados, morrendo na cruz.

E Ele morre de novo, misticamente e não mais cruelmente, em cada Eucaristia, pagando os nossos pecados. Por isso Jesus Cristo é o nosso único Redentor.
São os seus méritos infinitos que nos conseguem todas as graças que recebemos que, por isso, são chamadas "graças de Cristo" (Gratiae Christi).

No hay comentarios: