jueves, 24 de noviembre de 2011

Os santos

+ Santos são todos os membros da Igreja no sentido de que estão unidos a Jesus Cristo, que é a própria santidade. É nesse sentido que S. Paulo chama de santos os destinatários de suas epístolas: Vocatis sanctis, e S. Pedro chama a todo o povo cristão uma nação santa.
Também pode-se se dar esse título aos membros da Igreja militante, os que estão vivos, em razão de seu chamado à santidade, e porque receberam pelo batismo um caráter de santidade. O grande risco é pensarmos que santos são somente aqueles que se encontram nos altares. Estes são os que foram canonizados, que a Igreja coloca para nós como um modelo de vida e de virtudes.
+ Santo não é uma pessoa fora do comum. É alguém como nós, que também teve seus erros, defeitos, pecados, limites, mas alguém que amou tanto a Deus e aos irmãos que se santificou. Nós mesmos muitas vezes dizemos: “Fulana ou fulano é uma pessoa tão boa, incapaz de fazer uma maldade a alguém.” Estamos aí diante de um santo. Santo é aquele que sua bondade supera seus erros e pecados. Por isso que dizemos que no Batismo cada um é chamado à santidade. Porque Deus não nos chama a sermos uma pessoa má, a viver na malícia, fazendo mal para os outros. Deus nos chama para que sejamos bons. E por isso a palavra de Deus que ouvimos fala sobre a santidade
+ Os santos estão abaixo de Deus. O primeiro lugar na nossa fé deve estar ocupado por Deus. Somente a Deus nós adoramos. Isso é importante dizer por que tem gente que gosta mais de São Judas Tadeu do que de Deus. Tem gente que dá mais importância à Santa Edwiges, Santo Expedito, e sei lá quem mais. Adoram os santos mais do que a Deus. Mesmo Nossa Senhora, não pode ocupar o lugar de Deus. Eles têm a sua importância, eles têm um lugar de honra na nossa fé, mas nunca no lugar de Deus. O centro da nossa vida tem que ser Jesus Cristo. E quem ainda não o colocou como centro na sua vida, é convidado a colocar. Os santos vêm depois, como pessoas que amaram a Deus, que amaram aos irmãos, que se santificaram porque foram discípulos de Deus.

+ Quando digo que os santos são intercessores quer dizer que eles são meus irmãos e irmãs, estão face a face com Deus e estarão rezando junto comigo. Não pensem no céu como um departamento público que por vezes nada funciona e que para resolvermos as coisas precisamos de um padrinho, uma madrinha, um parente, um amigo para dar um jeitinho e resolver os nossos problemas. O céu não é assim. Não tem como pensar em alguém ter poder diante de Deus. Ninguém tem mais poder diante de Deus, somente Ele é poderoso.
Não é esse o sentido da intercessão dos santos, não é que eles vão conseguir coisas porque têm mais poder ou privilégios, não é nada disso. Eles vão nos ajudar na nossa oração porque somos irmãos e irmãs, estamos em comunhão e é importante que também tenhamos a comunhão, na vida de oração. A Bíblia nos lembra que só existe um único intercessor entre o céu e a terra: Jesus Cristo. O único mediador. Ele é o intercessor por excelência. Os outros não ocupam o lugar de Jesus, mas com Jesus, junto conosco nos sustentam com sua oração.

No hay comentarios: