miércoles, 12 de octubre de 2011

Natividade de Maria

Na Igreja católica não se celebra a data de nascimento de um santo, mas sim a de sua morte, que corresponderia ao dia de sua entrada na vida eterna. Somente em três casos comemoram-se as festas no dia do nascimento: Jesus Cristo, no Natal, São João Batista, a 24 de junho, e a natividade da Virgem Maria, a 8 de setembro.
Em Portugal, a palavra natividade foi reservada para a data do nascimento da Virgem Maria e a comemoração de N. Sra. da Natividade é relacionada à festa da Imaculada Conceição de Maria, em 8 de dezembro, nove meses antes, intervalo correspondente ao período de gestação de Maria no ventre de Santa Ana.
A igreja Católica celebra o nascimento da mãe de Jesus desde o ano 33 da era cristã no Oriente, introduzida no Ocidente no século VII.
Apresentação - A apresentação da Virgem Maria no Templo de Jerusalém é narrada pelo proto-Evangelho de Tiago. Tendo apenas três anos de idade, foi ali levada por seus pais, Ana e Joaquim, em cumprimento a uma promessa, para receber educação juntamente com outras meninas.
A Igreja oriental distinguiu este fato com as honras de uma festa litúrgica. Já a Igreja ocidental conhece a comemoração da Apresentação de Nossa Senhora desde o século VIII. Foi estabelecida oficialmente pelo Papa Gregório XI, em 1372, só para a corte papal; e, em Avignon, em 1585, o papa Sixto V ordenou que fosse celebrada em toda a Igreja.
A cena, existente apenas em pinturas, mostra Maria subindo as escadas do Templo, resoluta e sem medo, numa solene consagração da sua vida a Deus, sob os olhos de seus pais, de outros presentes e do Sumo sacerdote. Ali ela passaria sua infância, ocupando-se de trabalhos concernentes ao serviço santo e outros de agulha, canto e música. O grande véu do templo, que na hora da morte de Jesus se partiu de alto a baixo, teria sido confeccionado por ela e suas companheiras.
A comemoração litúrgica da Apresentação de Maria - que não deve ser confundida com a apresentação que Maria fez de Jesus no templo, 40 dias após o Natal - é a 21 de novembro.

No hay comentarios: